terça-feira, 1 de maio de 2012

O lado negro


Todos nós temos um - quer o reconheçamos, quer não. O que nos torna seres humanos e consequentemente mais belos na nossa humanidade é a imperfeição. Caso contrário (se fossemos perfeitos) seríamos deuses cintilantes e sinceramente...Que piada teria a vida se à nascença pouco ou nada haveria a aprender? No caminho trilhado e na aprendizagem em cada passo crescemos, evoluímos e tornamo-nos mais e melhores. Há lá algo mais belo do que assistir ao crescimento de um ser - seja uma flor, um bebé, um cachorrinho ou algo semelhante!
O ser humano é um projeto inacabado que só finda no dia em que pára de respirar. A verdade é que - apesar da nossa reconhecida humanidade - não é qualquer um que suporta o nosso lado mais duro. Todo aquele que um dia foi capaz de ver esse lado e ainda assim permaneceu na nossa vida - até ao fim - mostrou que valeu a pena o tempo investido. Nesse caso afirmo com a certeza absoluta que essa pessoa provou ser merecedora da nossa confiança e que nos será capaz de amar independentemente de tudo - dos nossos erros, das nossas falhas, dos nossos dias menos bons. Tenho a sorte de contar com amigos que permanecem há anos do meu lado e que já viram esse lado menos bom. Esses meus pequenos tesouros são raros e conto-os pelos dedos da minha mão!
Como seres imperfeitos que somos todos temos os nossos medos, receios, angústias, dores, mágoas e ressentimentos. Contudo pouco mais nos resta a fazer do que aceitar aquilo que somos na sua plenitude. A este lado Rui Veloso chamou-lhe (numa conhecida canção) o "lado lunar" - um belo eufemismo para retratar o nosso lado mais sombrio. Quantos amores, amizades e outras relações conhecem o seu final quando o outro vê o lado lunar? A maior parte devo-vos dizer. Só quem é suficientemente forte para conseguir valorizar a nossa verdadeira natureza (independentemente deste lado) desejando permanecer na nossa vida nos merece. Não deixem que a vida vos dê menos do que aquilo que vocês precisam. Quem não vos dá o devido valor, não vos compreende ou sai a correr da vossa vida, não vos merece - ponto final!




Sem comentários:

Enviar um comentário