sábado, 19 de novembro de 2011

Feminismo e respetivas associações

Para quem não sabe: sou feminista. Sim, sou-o e assumo-o com toda a naturalidade! Sou daquele tipo de pessoas que nunca escondeu os princípios que defende e que vê (infelizmente!) a sociedade atual como um lugar profundamente machista, consumido pelo excessivo hedonismo e pelo desrespeito pelo outro.
Contudo dá-me vontade de rir quando carimbam a geração atual de "rasca". Não o creio. Acredito que muitos dos problemas sociais com que nos debatemos hoje em dia,  nada mais são que problemas residuais que ficaram por resolver nas gerações passadas. O domínio político e económico feito sobretudo no masculino é apenas um exemplo...
Acho igualmente engraçada a forma como as feministas, ainda hoje, são estereotipadas como "masculinas", "lésbicas" e com outros tantos adjetivos particularmente agradáveis. No meu caso em particular, passei por isso várias vezes... Inclusive chegaram-me a perguntar coisas do tipo: "se odeio homens", "se tenho excesso de hormonas masculinas" ou se "tenho alguma espécie de problema"! Para esclarecer eventuais equívocos não sou nem nunca fui nada disso, funciono como qualquer outra mulher, gosto de homens... e sou feminista!
Questiono-me se as pessoas a quem causei estranheza compreendem realmente o que é ser feminista, o que defendemos, qual a nossa posição...Em suma, explorar um bocadinho o conceito e não ver apenas o feminismo de tipo radical, achando que ser feminista é ocupar uma posição extremista "contra os homens". Sabiam que existem feministas homens? Sim, sim homens! E refiro-me a homens heterossexuais (também já ouvi muitas piadinhas quanto à orientação sexual), casados, com filhos, com bons empregos, estudos... e feministas assumidos.
A feminista Simone de Beauvoir na sua conhecida obra "O Segundo Sexo" afirmou que " ninguém nasce mulher, torna-se mulher". Contudo, e com muito respeito a esta grande senhora que lutou toda a vida pelos direitos das mulheres, hoje poderia afirmar algo do tipo: "ninguém nasce feminista, apenas se reconhece como tal". Fica um vídeo que pode ser esclarecedor para alguns que se sintam pouco elucidados:

Sem comentários:

Enviar um comentário